Mestre Didi inicialmente transpôs, ao meio da arte, peças...

UnB 2021

Arte afro-brasileira
Mestre Didi, Opá Esin Métá (Os três caminhos)

Mestre Didi, Opá Esin Métá (Os três caminhos), 1993.

Mestre Didi inicialmente transpôs, ao meio da arte, peças similares aos artefatos que fabricava para o terreiro e, depois, passou a traduzir, em forma de arte, os conteúdos narrativos da tradição nagô (as peças expostas no circuito artístico não eram sacralizadas). Além disso, ele sentiu a necessidade prática de transformar objetos portáteis e manuseados por pessoas durante o transe religioso em peças estáticas para serem expostas como objetos artísticos. Mestre Didi produziu desde objeto e escultura até monumento e instalação. Ao longo do desenvolvimento dessa produção, ele foi ampliando pouco a pouco seu domínio de matérias, materiais e do vazio, de formas e espaços, de tamanhos e de escalas, para conquistar maior desenvoltura na expressão plástica a partir da simbologia cultural iorubá.

Roberto Conduru. Formações transatlânticas – Mestre Didi Martiniano do Bonfim e a
arte da África no Brasil desde os oitocentos. In: 19&20, Rio de Janeiro,
v. XVI, n.º 1, jan.-jun./2021 (com adaptações)

Tendo como referência a obra apresentada na imagem e o texto precedentes, julgue o seguinte item.

A obra apresentada é resultado de um processo de criação que transpôs a tradição nagô para arte.

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