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Para que as memórias e tradições permaneçam vivas, o Muse...

Unicamp 2022

Comunidades e povos tradicionais

Texto I

imagem de Denilson Baniwa. Repovoamento da memória de uma cidade-floresta

(Denilson Baniwa. Repovoamento da memória de uma cidade-floresta, 2021, mural
Lambe-lambe, 3,80m x 12m. Disponível em: https://www.premiopipa.com/wp-content/
uploads/2019/03/23-Denilson-Baniwa.jpeg. Acessado em: 05/07/2021.)

Texto II

Para que as memórias e tradições permaneçam vivas, o Museu da Pessoa, a Rádio Yandê e Ailton Krenak vão realizar uma formação virtual em memória e mídias para que jovens das comunidades originárias registrem as histórias de vida de seus anciãos e anciãs.

O ditado “Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima” é válido para os povos indígenas, portanto nosso lema é “Cada ancião que se preserva é uma biblioteca que se salva”. Na tradição dos povos indígenas, todo conhecimento de plantas, de cura, de mitos e narrativas é produzido de maneira oral. “A gente não sabe até quando que vão ter esse conhecimento completo. A gente vai morrendo e vai se apagando tudo. A gente não é igual vocês, que fica tudo guardado em algum lugar (...)” (Awapataku Waura, ancião e pajé do povo Waura).

(Adaptado de “Projeto Vidas Indígenas”, vídeo institucional do Museu da Pessoa, sobre
registro de narrativas orais indígenas. Disponível em: https://benfeitoria.com/
vidasindigenas. Acessado em 04/04/2021.)

O mural criado pelo artista Denilson Baniwa (texto I) e o excerto da apresentação do Projeto Vidas Indígenas (texto II) tratam da memória dos povos indígenas. Assinale a alternativa que sintetiza os dois textos.

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