Os estilos arquitetônicos românico e gótico caracterizara...

UFSM 2003

Arte Bizantina, Românica e Gótica Médio

Os estilos arquitetônicos românico e gótico caracterizaram as construções na Baixa Idade Média. O estilo românico, que precede o gótico, caracterizou-se pela grandeza e solidez das construções de templos identificados como "fortalezas de Deus". O gótico propiciou a ornamentação das Igrejas com esculturas e vitrais e valorizou a altura e a verticalidade das construções, dando a impressão de "contato com os céus".

Levando em conta que esses templos podem ser considerados testemunhos históricos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir.

( ) O templo românico identifica uma sociedade rural na qual a Igreja foi o centro de poder, e o estilo gótico reflete o desenvolvimento urbano e do comércio.
( ) Esses estilos arquitetônicos testemunham uma sociedade hierarquizada, fundamentada na doutrina cristã, onde o "templo" também representa o lugar e o poder que a instituição "Igreja" exerceu.
( ) A expressão "fortalezas de Deus" justifica-se por serem grandiosas construções que serviram, em primeiro lugar, como espaço reservado aos exércitos nacionais dos estados absolutistas modernos.

A sequência correta é:

7

Total de Respostas

57% (4)

Acertos

43% (3)

Erros

Comentários